CÓDIGO DE CONDUTA REDE TECH WOMAN

Criamos o evento Tech Woman para que mais mulheres possam sentir o quanto é bom estarmos em lugares em que nos sentimos seguras em ser quem somos. Para que possamos manter nossos ambientes virtuais e presenciais alinhados exclusivos para pessoas que se identificam como mulheres, com nossos valores, aqui está nosso Código de Conduta:

Baseamos nossas ações nos nossos valores:

  • Potências femininas aceleram o mundo
  • Comunidades fortalecem mulheres
  • Todas juntas para abrir caminhos e quebrar barreiras

E todas as pessoas que estão com a gente virtualmente ou presencialmente precisam garantir que tenhamos ambientes livres de assédio para todos os gêneros, cores de pele, orientações sexuais, deficiências, corpos, aparências físicas, origens, bagagens culturais, necessidades específicas e religiões.

Espaços exclusivos

Nossos espaços físicos e virtuais foram criados exclusivamente para pessoas que se identificam como mulheres para que elas possam se sentir seguras e confortáveis para conectarem-se umas com as outras e aprender sobre assuntos relacionados ao mercado de tecnologia — sem medo de assédio, humilhação, silenciamento ou invisibilização.

Na Rede Tech Woman, temos um filtro a mais: o acesso ao grupo “Pode Entrar” é para acesso exclusivo das pré-inscritas e inscritas no Tech Woman e seu link não deve ser compartilhado com pessoas externas. Assim podemos manter nossa comunidade possível de ser gerida pelas pessoas voluntárias. Os demais grupos da Rede Tech Woman têm acesso via convite direto da gestão da Rede.

Foco no tema

Pra que nossos espaços presenciais e virtuais continuem relevantes para todas as membras, é fundamental que nossas trocas foquem nos temas da Rede Tech Woman: mercado de trabalho tech e seus desafios para pessoas que se identificam como mulheres. 

Além disso, mensagens com as abordagens abaixo não são bem-vindas:

  • Posicionamentos, opiniões e debates religiosos, esportivos e de política partidária;
  • Rifas, apostas e outras arrecadações financeiras de qualquer natureza;
  • Publicidade/propaganda de produtos, principalmente que envolvam as restrições citadas neste código.

Não toleramos assédio

Nós não toleramos assédio de qualquer natureza. Assédio inclui: ofensas verbais, imagens relacionadas a gênero, orientação sexual, deficiência, aparência física, educação formal, bagagem cultural, raça ou religião; além de intimidação, imagens sexualizadas, perseguição, interrupções inadequadas, contato físico inapropriado e atenção sexual não solicitada.

Pessoas que trabalham em eventos ou espaços virtuais, que patrocinam, que fazem exposições ou atividades similares também respondem à política antiassédio. Patrocinadoras, em especial, não devem usar imagens, atividades ou outros materiais sexualizados.

Providências com quem desrespeitar este código

Se qualquer pessoa que participe, patrocine, faça conteúdos ou trabalhe nos eventos ou espaços virtuais violar estas regras, o time da organização pode tomar ações que julgarem necessárias, incluindo exclusão de mensagens, advertências ou expulsão, sem direito a reembolso (para o caso de eventos pagos).

Este código de conduta foi baseado nos códigos de  conduta da CMX e da Pyladies e é de domínio público via licença Creative Commons CC0 1.0 Universal. Versão 1.3 – atualizado em 16/7/24.

Share the Post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Relacionado